quarta-feira, 24 de março de 2010

A formação dos preços

Lei da procura é a relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem, isto é, quando aumenta o preço a procura diminui.




Factores que influenciam são:


- Os preços do outros bens poder-se-á deslocar para um produto que lhe seja substituível;
- O rendimento disponível dos consumidores poderá impedir a aquisição de um determinado bem;
- O gosto dos consumidores;
- As acções de publicidade ou as técnicas de vendas;
- As variações sazonais;



Lei da oferta é a quantidade oferecida de um bem varia na razão directa do respectivo preço. Isto é, quanto mais elevado o preço, maior é a quantidade oferecida pelos produtores.



Factores que influenciam são:

- O preço do bem;
- O preço dos outros bens que lhe são substituíveis;
- A variação dos custos dos factores produtivos;
- A introdução de inovações tecnológicas fazem diminuir os custos de produção e aumenta as quantidades oferecidas;
- A dimensão do mercado;



O ponto de equilíbrio é o preço em que a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida.


Sem comentários:

Enviar um comentário