quarta-feira, 28 de abril de 2010

Evolução da moeda

1- Moeda Mercadoria



A moeda mercadoria consistia na utilização de um bem como intermediário na troca. A utilização da moeda mercadoria apresentava alguns inconvenientes, pois: podia ser utilizada para fins não monetários, por vezes era difícil o seu fraccionamento e o transporte; nem sempre era fácil conserva-la no tempo.

2- Moeda Metálica



Generalizou-se o uso da moeda metálica com o fim de ultrapassar os inconvenientes apresentados pela moeda mercadoria tais como: o gado não se partia ao meio, o peixe estragara-se e a sua manipulação era difícil. Desta forma generalizou-se como moeda, a sua utilização de metais, nomeadamente a prata e o ouro. Apresentava-se como:
Moeda Pesada; Contada e Cunhada.

A moeda Pesada era necessária pesá-la para certificar a sua autenticidade, pois em cada loja existia uma balança para pesar o ouro e a prata e assim se poder concretizar a transacção.

A moeda Contada tinha a forma de pequenos discos redondos em ouro ou prata, com determinado peso em metal, sendo apenas necessário contar as peças para determinar a quantidade de ouro ou prata desejado.

A moeda Cunhada passou a inscrever a cara, selo ou o escudo do rei ou do nobre aumentando assim a confiança na moeda.

3- Moeda Papel



Esta prática foi-se generalizando de tal forma que a determinada altura começaram-se a utilizar os certificados como meio de pagamento, sem que fosse necessária a sua conversão em metal precioso.

Moeda Fiduciária esta moeda circulava com base na confiança que as pessoas depositavam na moeda.

4- Papel Moeda



Com a escassez dos recursos e dos custos de extracção dos minérios conduziram ao aparecimento de outra espécie de moeda, o papel moeda.
O seu valor não era pelo peso ou pelo seu material ouro ou prata, mas sim pelo que estava gravado, nem se a nota era grande ou pequena. Esta moeda era fácil de transportar, guardar ou manusear.

5- Moeda Escritural ou Bancária



Traduz-se em inscrições contabilísticas feitas pelos bancos nas contas dos clientes, que previamente contituíram um depósito. Exemplos: cheques e os cartões de crédito e de débito.

6- Moeda Electrónica



A moeda Electrónica é o nosso dinheiro, mas virtual. Isto é, se tivermos 100€ (na nossa conta bancária). Quando usarmos esse dinheiro para fazer compras online, estamos a converter o nosso dinheiro para a forma virtual.

Desafio:

Ao efectuarmos o pagamento de uma mercadoria por intermédio de um cartão Multibanco (cartão de débito) estamos a recorrer a…

(A) papel-moeda.
(B) notas de banco.
(C) moeda escritural.
(D) moeda-mercadoria.

4 comentários:

  1. Ao efectuarmos o pagamento de uma mercadoria por intermédio de um cartão Multibanco (cartão de débito) estamos a recorrer a Papel-Moeda.
    É o dinheiro em forma impressa emitido por um banco é actualmente o tipo de moeda em circulação

    Ana Pereira e Marta Costa

    ResponderEliminar
  2. moeda escritural, pois traduz-se na movimentação de valores monetários
    feitos nos bancos.

    ResponderEliminar
  3. Ao efectuarmos o pagamento de uma mercadoria por intermédio de um cartão Multibanco (cartão de débito) estamos a recorrer a
    moeda escritural.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns aos bloguistas de freeconomia, e falar economês pois acertaram na resposta!

    ResponderEliminar