quinta-feira, 29 de abril de 2010

As Funções da Moeda

Diariamente utilizamos a moeda para pagar bens e serviços que necessitamos e como todos os bens são expressos em moeda única é simples compararmos o valor de cada um deles.


Habitualmente distinguem-se as três funções desempenhadas pela moeda numa economia que são elas:

Meio de pagamento ou instrumento de troca

Unidade de conta ou medida de valor

• Instrumento reserva de valor


Meio de pagamento ou instrumento de troca: Serve nos actos de compra e venda funcionando como meio intermediário das trocas, desde que a quantidade de moeda permita alcançar qualquer bem ou serviço, bem como liquidar qualquer divida. Exemplo: Pagamento da conta do telefone.

Unidade de conta ou medida de valor: O escudo em Portugal era a unidade de medida que permitia estabelecer o valor dos bens em relação aos outros, hoje em dia denomina-se pelo Euro. Sabendo o preço de um bem, fazendo as contas sabe-se o valor total dos bens adquiridos. Exemplo: Um caderno custa 1,50€, logo três cadernos custam 4.50€.

Instrumento de reserva de valor: É possível guardar moeda, ou seja poupar, para adquirir bens ou serviços no futuro, podendo assim ser utilizada em qualquer momento.
O facto da elevada liquidez da moeda, persuade a conversão imediata em meio de pagamento em que leva as pessoas a guardarem-na. Exemplos: Comprar uma casa é necessário poupar dinheiro, conversão “dinheiro” em ouro ou jóias.



A importância da moeda na economia

A moeda faz e sempre fez parte do nosso quotidiano, pelo que nunca imaginamos a vida sem ela, no entanto, raramente nos apercebemos da importância que desempenha na economia.

A importância da moeda na economia contribuiu para:

Alargamento das trocas

Especialização do trabalho

Aumento da quantidade e variedade de bens

Progresso económico pois permite aplicações futuras

6 comentários: