1- Moeda Mercadoria
A moeda mercadoria consistia na utilização de um bem como intermediário na troca. A utilização da moeda mercadoria apresentava alguns inconvenientes, pois: podia ser utilizada para fins não monetários, por vezes era difícil o seu fraccionamento e o transporte; nem sempre era fácil conserva-la no tempo.
2- Moeda Metálica
Generalizou-se o uso da moeda metálica com o fim de ultrapassar os inconvenientes apresentados pela moeda mercadoria tais como: o gado não se partia ao meio, o peixe estragara-se e a sua manipulação era difícil. Desta forma generalizou-se como moeda, a sua utilização de metais, nomeadamente a prata e o ouro. Apresentava-se como:
Moeda Pesada; Contada e Cunhada.
A moeda Pesada era necessária pesá-la para certificar a sua autenticidade, pois em cada loja existia uma balança para pesar o ouro e a prata e assim se poder concretizar a transacção.
A moeda Contada tinha a forma de pequenos discos redondos em ouro ou prata, com determinado peso em metal, sendo apenas necessário contar as peças para determinar a quantidade de ouro ou prata desejado.
A moeda Cunhada passou a inscrever a cara, selo ou o escudo do rei ou do nobre aumentando assim a confiança na moeda.
3- Moeda Papel
Esta prática foi-se generalizando de tal forma que a determinada altura começaram-se a utilizar os certificados como meio de pagamento, sem que fosse necessária a sua conversão em metal precioso.
Moeda Fiduciária esta moeda circulava com base na confiança que as pessoas depositavam na moeda.
4- Papel Moeda
Com a escassez dos recursos e dos custos de extracção dos minérios conduziram ao aparecimento de outra espécie de moeda, o papel moeda.
O seu valor não era pelo peso ou pelo seu material ouro ou prata, mas sim pelo que estava gravado, nem se a nota era grande ou pequena. Esta moeda era fácil de transportar, guardar ou manusear.
5- Moeda Escritural ou Bancária
Traduz-se em inscrições contabilísticas feitas pelos bancos nas contas dos clientes, que previamente contituíram um depósito. Exemplos: cheques e os cartões de crédito e de débito.
6- Moeda Electrónica
A moeda Electrónica é o nosso dinheiro, mas virtual. Isto é, se tivermos 100€ (na nossa conta bancária). Quando usarmos esse dinheiro para fazer compras online, estamos a converter o nosso dinheiro para a forma virtual.
Desafio:
Ao efectuarmos o pagamento de uma mercadoria por intermédio de um cartão Multibanco (cartão de débito) estamos a recorrer a…
(A) papel-moeda.
(B) notas de banco.
(C) moeda escritural.
(D) moeda-mercadoria.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ao efectuarmos o pagamento de uma mercadoria por intermédio de um cartão Multibanco (cartão de débito) estamos a recorrer a Papel-Moeda.
ResponderEliminarÉ o dinheiro em forma impressa emitido por um banco é actualmente o tipo de moeda em circulação
Ana Pereira e Marta Costa
moeda escritural, pois traduz-se na movimentação de valores monetários
ResponderEliminarfeitos nos bancos.
Ao efectuarmos o pagamento de uma mercadoria por intermédio de um cartão Multibanco (cartão de débito) estamos a recorrer a
ResponderEliminarmoeda escritural.
Parabéns aos bloguistas de freeconomia, e falar economês pois acertaram na resposta!
ResponderEliminar